SOBRE A QUIROPRAXIA
Método Matheus de Souza
Sabe aquela dor nas costas?
A dor para sentar, levantar ou andar?
Ou aquela tensão nos ombros e no pescoço que te incomoda há dias?
Se disse sim para qualquer uma dessas perguntas, você faz parte dos 80% da população que sente dores.
São pequenos problemas que restringem os movimentos, limitam suas ações, dificultam o trabalho e tiram o humor de qualquer pessoa.
Através de técnicas não invasivas, baseadas na manipulação articular, são corrigidas subluxações, nas articulções gerais, com foco na coluna vertebral, que é o grande pilar de sustentação do nosso corpo.
Esses ajustes devolvem os movimentos, libera as articulações, diminui ou elimina as dores e melhora as condições naturais do organismo. Tudo isso através de ajustes feitos com as mãos.
PRINCIPAIS DÚVIDAS
-
Como é realizada a primeira avaliação?
Como toda terapia, tem indicações e contra-indicações, por esse motivo é realizado primeiramente uma avaliação inicial, com uma entrevista a respeito do seu cotidiano e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. A partir daí avaliará, se o seu caso pode ou não ser tratado com quiropraxia. Por esse motivo, a consulta deve ser realizado por profissionais qualificados. Com isso os riscos são reduzidos.
-
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e previnir problemas articulares. Os ajustes, quando indicados, são específicos e indolores. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular.
Após a avaliação é traçado um plano de tratamento individualizado, que consiste em 3 fases.
1° TRATAMENTO DE ALÍVIO (INTENSIVO)- Indicado para dores e desconfortos de inicio súbito. A frequência geralmente é maior, pois a dor restringe alguns ajustes, portanto o terapeuta manuseará aos poucos e com cuidado. O tratamento vai depender do diagnóstico, idade, condições físicas, laborais, e do paciente seguir as ou não orientações do terapeuta.
2° TRATAMENTO CORRETIVO (ESTABILIZAÇÃO)- Indicado para problemas crônicos, como se o corpo já estivesse acostumado com aquela condição,após os ajustes o organismo sofrerá um reajuste geral e será necessário "ensinar" o corpo a aceitar esse novo posicionamento. A frequência será menor, mas de grande importância não desistir e também seguir as orientações e exercícios passados pelo terapeuta.
3° TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO- Indicado para manter os benefícios alcançados com a quiropraxia, proporcionando um corpo "alinhado", afim de mante-lo saudável e prevenindo o retorno das dores ou mesmo novas subluxações.
Outras técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas, bem como a Magnetoterapia e a Terapia Cranio Sacral que também podem ser aplicadas visando uma aceleração da recuperação.
-
Dói para realizar os ajustes?
Não. A maioria dos ajustes são indolores, eles realmente dão a sensação de melhora e alivio. Quando você permite que as vértebras da sua coluna retornem à sua posição correta, você vai notar muito menos estresse e tensão. A maioria dos pacientes referem bem-estar e melhora do padrão do sono e mudança no humor, sentem-se mais felizes sem dor.
-
Qual a idade ideal para o tratamento?
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar do tratamento desde recém-nascido até pessoas de idade bastante avançada. O tratamento, entretanto, é adequado a cada um técnicas específicas para cada idade.
-
O tratamento também atua preventivamente?
Sim, baseada na idéia de que se nada interferir com os sistemas biológicos do indivíduo ele continuará saudável, promove-se o bem estar do individuo como um todo. As subluxações interferem diretamente na saúde do corpo e com o tempo causam degeneração das vértebras e dos discos Intervertebrais, causando dores crônicas, hérnias de discos, ciática, artroses, deformidades, que exigem um tratameto prolongado.
-
Uma pessoa que realizou cirurgia na coluna pode receber os ajustes?
Sim. Boa parte das pessoas que passam por cirurgia da coluna acabam tendo seus sintomas de volta, e muitas vezes têm de encarar outra cirurgia. O método Matheus de Souza pode ajudar a prevenir repetidas cirurgias. Em fato, se o tratamento quiropratico é utilizado inicialmente, pode-se muitas vezes evitar possíveis cirurgias.
-
Quanto tempo leva a recuperação?
O tempo de recuperação vai depender de vários fatores, como idade, estilo de vida e duração do problema. Outros fatores como tipo de trabalho, dieta, atitude e cooperação também são importantes. No início do tratamento é necessário visitas mais frequentes que variam de uma a três vezes por semana, nas primeiras semanas, e vai se reduzindo a medida que há melhora e regressão do quadro clínico. É comum os tratamentos durarem entre um a três meses. O objetivo é que a recuperação ocorra no menor tempo possível.
INDICAÇÕES
-
Dores de cabeça (tensão / Enxaqueca)
-
Torcicolos
-
Bicos de papagaio (Osteófitos)
-
Cervicalgias
-
Lombalgias
-
Hérnia de disco (abaulamento/protrusão )
-
Pinçamento nervoso
-
Dor no nervo ciático
-
Dor no quadril/pernas
-
Dor no joelhos e ombros
-
Síndrome do túnel do carpo/tarso
-
Dor no pé/tornozelos
-
Acidentes de trabalho e Lesões por esforço repetitivo- LER/DORT
-
Tendinites
-
Lesões Esportivas
CONTRA-INDICAÇÕES
-
Osteoporose grave
-
Métastase Óssea
-
Fraturas
-
Luxações