DOR NAS COSTAS
( lombalgias)
DORES NO PESCOÇO
(cervicalgias)
HÉRNIA DE DISCO
A coluna lombar sofre toda a carga do nosso corpo da cintura para cima, sobrecarregando os discos e as articulações diariamente. Quando um disco passa muito tempo sobre os efeitos de carga excessiva, a água dentro dele começa sair, desidratando o disco levando à degeneração precoce (na forma de protrusão ou hérnia). Degeneração óssea acontece quando o corpo começa depositar cálcio ao redor da articulação na forma de osteófitos (os famosos bico de papagaios). Eles travam continuamente causando subluxacões, na maioria dos casos sem dor. A dor é o sinal de que o corpo não está mais conseguindo tomar conta da situação. O uso de medicações indiscriminadamente e o hábito de se preocupar sobre o estado da coluna somente na hora da crise, ajuda no diagnóstico tardio dos problemas. O tratamento adequado e frequente é necessário para manter os discos e articulações intactos. Além disso e mais importante, eles livram a raiz nervosa que sai dos forames e entre os discos da compressão. Depois de um tratamento quiroprático, você pode passar anos e anos sem sentir dor de novo, mas pode acreditar que, sem o cuidado necessário, sua coluna irá continuar a se desgastar.
As dores no pescoço, também conhecidas como cervicalgias são responsáveis por pelo menos 40% das procuras pelo quiropraxista. Ocorre um processo degenetrativo nos seguimentos da coluna cervical que geram tensões. Estas tensões geram inflamação muscular causando um encurtamento e perda da eficiência do músculo e e restrição da articulação provocando a dor, rigidez e algumas vezes pequenos nódulos doloridos (trigger points) no pescoço e dorso. Os ajustes nas disfunções músculo-esqueléticas permitirá um alongamento da cápsula articular, através de uma manobra realizada diretamente na articulação especifica, aumentando a flexibilidade articular, corrigindo falhas de posicionamento, restaurando a nutrição dos discos intervertebrais, controlando a dor e relaxando a musculatura. Restaurando assim a integridade articular e o bom funcionamento do sistema neuro-músculo-esquelético.
Os sintomas mais frequentes que ocorrem são devido a compressão de nervos e/ou medula (ex. ciático) são dores intensas, formigamentos em pernas ou em braços, e perda de força.
O tratamento com a quiropraxia permite que a coluna seja ajustada, de forma que a sobrecarga em vértebras com hiper mobilidade seja diminuÃda pois haverá um "alinhamento" e uma distribuição natural da carga por toda a coluna.
Algumas mudanças no estilo de vida também serão recomendadas, como exercÃcios, alongamentos, mudanças na postura e emagrecimento, para que assim seu organismo, através da inteligência inata, possa realizar a cura por conta própria, e melhorar sua qualidade de vida.
DORES NOS JOELHOS E OMBROS
ENXAQUECAS OU CEFALEIA TENSIONAL
NA GESTAÇÃO
Todas as articulações do corpo podem perder a sua função e posição normal. Quando isto ocorre pode haver inflamação, redução na amplitude dos movimentos e dor. Esta perda de função pode ser causada por esforço excessivo, quedas, movimentos repetitivos, artrose entre outros.O tratamento das articulações visa a melhora da biomecânica articular, ou seja, equilÃbrio entre músculos e ossos, proporcionando que a articulação movimente de forma mais natural e diminuindo as dores. Visitas regulares ao quiropraxista podem ajudar tanto na prevenção quanto na detecção, correção e manutenção da função do sistema de nervos, diminuindo os riscos de lesões e evitando processos de dor.
A cefaléia do tipo tensional é considerada a variante mais comum de todos os tipos de cefaléia. E os portadores desta patologia raramente buscam auxÃlio médico ou terapêutico, optam pela auto medicação, muitas vezes realizada de forma errônea que acaba agravando o quadro.
Aproximadamente, 35% das dores de cabeça são causadas por problemas na coluna cervical. Na busca das origens da dor de cabeça, deve-se investigar a existência de distúrbios na região cervical ou abaixo dela, onde as consequências finais de compensações podem ter se iniciado em disfunções até mesmo nos pés.
ESPORTISTAS
(PREVENÇÃO E TRATAMENTO)
NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A coluna vertebral influencia muito do desempenho de um atleta, alguns esportes de alto impacto causam estresse sobre a coluna e outras articulações causando além da inflamação local por lesões, rigidez muscular, dor nas costas, quadril, pescoço e joelho, dores de cabeça e disfunções em todo o corpo, geralmente por perda de flexibilidade da coluna.
O tratamento de atletas amadores e profissionais segue três objetivos:
- Melhorar o desempenho por causa da maior mobilidade de ação da articulação e dos músculos,
- A prevenção de lesões e
- A reabilitação das lesões.
Ao restaurar a mobilidade da coluna vertebral, flexibilidade e disfunções em todas as articulações do corpo o resultado consistirá no aumento de resistência, menos lesões de longa duração, melhora a postura, diminui a probabilidade de futuros desalinhamentos vertebrais, e aumenta a circulação sanguÃnea, que ajuda a fornecer oxigênio para órgãos e tecidos em todo o corpo.
Como nos prevenir então e prevenir nossos filhos dessa estatÃstica?
Temos que estar atentos sim a coluna vertebral de nossos filhos desde o momento em que nascem. Atentar para:
-
Queixas/dores/desconforto
-
Diferenças anatômicas visÃveis
-
Sobrepeso
-
Insônia
-
Sedentarismo
-
Carregar muito peso
-
Postura desleixada
-
Estresse
-
Alimentação
-
Excesso de computador ou vÃdeo game
É importante a criança ou adolescente fazer consultas esporádicas, de três em três meses para que o crescimento de sua coluna seja acompanhado e não cause nenhum problema no futuro.
Garantindo uma boa postura, um crescimento adequado e previnindo as dores e o desconforto de maneira segura e muito eficiente.
Cerca de 50% e 75% das gestantes sentem dor nas costas em algum momento da gravidez.A culpa pela dor nas costas provavelmente é pelo peso do útero e devido as mudanças hormonais. Com o crescimento do útero, os músculos abdominais ficam mais fracos e seu centro de gravidade muda de lugar. Com isso, sua postura muda, o que acaba forçando nervos e a coluna.A ação dos hormônios deixa as articulações e os ligamentos mais "soltos", o que provoca instabilidade e dor em momentos especÃficos: ao andar, ao ficar de pé ou sentada por muito tempo, ao se virar na cama, ao se levantar de um assento baixo.
Porém você poderá minimizar esse incomodo procurando uma terapia alternativa, sem o uso de medicações que podem interferir na saúde do seu bebê
LER/DORT
DOENÇAS OCUPACIONAIS
A começar pelas dores nas costas, nos ombros e pescoço.
A maior causa de afastamento do trabalho são devido as doeças ocupacionais.
Se você trabalha durante a maior parte do tempo em uma determinada posição, na frente do computador, realiza esforço fÃsico, ou movimentos repetitivos, saiba que você é um forte candidado a desenvolver uma doença do trabalho. Para evitar basta consultar um quiropraxista periodicamente para uma melhor orientação, afim de evitar futuras complicações.